O Nome de Deus nas Escrituras "Deus é Espírito, Infinito, Eterno e imutável em seu Ser". Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade e Verdade, são conceitos bíblicos da natureza de Deus, manifestos nos seus nomes (títulos).
O nome de Deus, nas Escrituras, representa o seu caráter revelado. Deus revela-Se a Si mesmo, fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome (Ex. 6:3; 33:19; 34:5,6).Os nomes de Deus, mais comuns encontrados nas Escrituras, são os seguintes (nomes e títulos):
1.1 ELOHIM (= Deus). É forma plural, e significa "O Deus Todo-Poderoso". Este nome era também usado para os deuses das nações, da mesma forma como hoje também todo mundo diz crer em Deus, fala de Deus, sem contudo conhecer quem é Deus.
O nome "ELOHIM" nada tem a ver com a idéia da trinitária, que procura achar na forma plural deste nome, as três pessoas da "Santíssima Trindade"
A forma plural de ELOHIM significa "plural de majestade, e indica a totalidade da força divina, a soma dos poderes enfeixados em Deus", ou seja: "ELOHIM, DEUS TODO-PODEROSO"
1.2 JEHOVAH (= Senhor). Jehovah tem sua origem no verbo SER, e inclui os três tempos deste verbo: passado, presente e futuro. O Nome "Jehovah", portanto, significa: "Aquele que É, que era, e que há de ser". Em outras palavras, o Eterno; o que É por Si mesmo – o "EU SOU". Por este nome maravilhoso, o Senhor Jesus se identifica à sua Igreja (Apoc. 1:8): "Eu Sou o Alfa, e o Ômega, diz o Senhor, Aquele que É, que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso".
O nome Jehovah surgiu de uma adaptação do nome impronunciável de Deus, o temível nome do Senhor. O nome compunha-se de quatro letras (consoantes), " I H V H " . Era costume entre os hebreus, quando o liam, pronunciar em substituição, "Adonai" (Senhor), ou "Elohim" (Deus).
Desde o tempo em que os sinais massoréticos vieram a ajuntar-se às consoantes do texto hebraico, as vogais dos nomes "Adonai" e "Elohim", foram ajuntadas ao tetragrama " I H V H " dando lugar à pronuncia do nome "Jehovah", originalmente "YEHOVAH" ou "YAHVEH", também abreviado para "Jah".
1.3 "EL" (= Deus). Este nome de é Deus usado em certas combinações: "El-Elyom" (o Deus-Altíssimo (Gên. 14:18-20);
"El Shaddai" ( o Deus que é suficiente para as necessidades do seu povo (Ex. 16:13); El-Olam (o eterno Deus – Gen. 21:33); Emanu-El (Deus conosco – Is. 7:14).
1.4 "ADONAI", literalmente, "Senhor". Jesus Cristo identifica-se como Adonai: "vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu Sou!" (Jo.13:13).
- PAI. Este título descreve Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem.
- FILHO. Por este título, Deus revelou-Se aos homens para os salvar, dando sua vida na cruz.
- ESPÍRITO SANTO. Deus em emanação, ou seja: "a "virtude de Deus".
A relação entre Jehovah e Israel resume-se no uso dos nomes encontrados nos concertos entre Deus e seu povo; daí surgirem nomes compostos:
- "JEOVÁ-JIREH" = "O Senhor proverá" (Gen.22:14);
- "JEOVÁ-RAFA" = "Eu Sou o Senhor que te sara" (Ex. 15:26);
- "JEOVÁ-NISSI" = "O Senhor nossa bandeira" (Ex. 15:26; Is. 59:19).
- "JEOVÁ-SHALOM" = "O Senhor é nossa Paz" (Js. 6:24);
- "JEOVÁ-RAAH" = "O Senhor é meu Pastor" (Sl. 23);
- "JEOVÁ-TSIDKENU" – "O Senhor é nossa Justiça" (Jer. 23:5);
- "JEOVÁ-SHAMMAH" = "O Senhor está ali" (Ez. 48:35).
Nenhum comentário:
Postar um comentário